Winner blog

| 12.07.2021

Dicas para você alugar seu imóvel

Nos tempos atuais diversificar suas fontes de renda é fundamental. Levando-se em consideração a baixa nos juros, comprar imóveis para alugar voltou a ser um excelente negócio. Além da valorização do patrimônio você poderá entrar no mercado de aluguel, uma opção rentável mas que exige alguns cuidados. Para você não entrar em roubadas a Winner Incorporadora  vai dar algumas dicas para você alugar seu imóvel.

A primeira coisa que você deve fazer é decidir se irá administrar seu imóvel sozinho ou através de uma imobiliária. Caso opte em alugar seu imóvel por conta é importante que você conheça seus direitos e deveres como locador e saber como funciona a legislação para evitar irregularidades.

Caso opte em locar seu imóvel por uma imobiliária, visite algumas delas e conheça o histórico da empresa. Veja avaliações na internet, quais são as regiões mais atendidas e os benefícios oferecidos.

7 dicas para você alugar seu imóvel

1. Conserve seu imóvel

Curitiba tem vários imóveis para locação com diversas faixas de preço. Por isso, quando colocar seu imóvel para locar, faça uma boa apresentação. Mantenha-o bem conservado, limpo e vistoriado. Analise tudo: rodapés, manchas, sistema hidráulico e elétrico. Caso você faça uma locação por short stay, vistorie móveis, talheres, eletrônicos, eletrodomésticos e tudo que estiver dentro do empreendimento.

Fazer manutenções preventivas é muito importante. Locatários podem desistir do negócio devido à problemas de manutenção ou, em casos de aluguel mensal, caso ocorra algum incidente, você poderá ser descontado pelos serviços realizados nos próximos pagamentos.

2. Defina quem vai locar seu imóvel

O seu imóvel é ideal para que tipo de inquilino? Ele é bom para solteiros, mães que moram com o filho, pessoas recém casadas ou para grandes famílias? Você quer alugá-lo mensalmente para essas pessoas ou por temporada? Assim que compreender qual é perfil ideal do locatário invista em benfeitorias compatíveis com o perfil destas pessoas.

Lembre-se: quem aluga um imóvel através de contratos anuais dificilmente irá gastar com reformas. Por isso deixe seu espaço funcional e atraente para atender as demandas do futuro locatário.

3. Divulgue

Criar um anúncio é a forma mais fácil de encontrar pessoas interessadas em seu imóvel. Comece tirando fotos com boa qualidade e mostrando o local como ele realmente é. Caso o imóvel tenha elementos específicos, como luminárias, móveis ou garagem é importante fotografar isso também.

Na hora de criar o anúncio, coloque todas as informações necessárias. Das mais básicas, como a quantidade de quartos, até a mais específica, como uma descrição do piso. Colocando as informações corretas nem você nem o seu futuro cliente perderão tempo agendando uma visita desnecessária.

4. Conheça o Inquilino

Quando for apresentar seu imóvel, aproveite a oportunidade para conhecer melhor seu inquilino. Tente extrair o maior número de informações possível. Para locações anuais, isso irá ajudar a definir qual é o tipo de garantia a ser estabelecida na hora de locar o imóvel. Pode ser seguro fiança, depósito-caução, título de capitalização, entre outros. Sempre estabeleça uma dessas modalidades como garantia de negócio. Através dela você terá segurança em caso de conflitos futuros.

5. Cobre o valor correto

Você casou e comprou um pequeno apartamento para morar com seu cônjuge. Com o tempo, a família cresceu, vocês se mudaram e o apartamento irá para a locação. Seu cantinho aconchegante trouxe muitas histórias e coisas boas. Mesmo que de forma inconsciente, você acredita que todas essas alegrias podem fazer subir um pouquinho o valor do aluguel. Pois bem: esqueça todo lado emocional. Para locar imóveis é necessário ser coerente, tanto com a propriedade quanto com o mercado.

Para que você tenha uma noção melhor, pesquise imóveis parecidos em seu bairro e faça comparações com outros anúncios. Se informe com imobiliárias e não se esqueça de contabilizar outros valores, tais como IPTU e condomínio. Na dúvida, reveja suas necessidades: muitas vezes não conseguimos chegar em um valor que achamos justo. Porém, as vezes, vale a pena baixar o preço do aluguel para locar mais rápido e deixar de pagar condomínio, por exemplo.

Outra dica importante é ser flexível. Quanto mais exigente e restritivo você for, mais difícil será de alugar seu imóvel. Não tenho medo de fazer concessões e esteja aberto a negociações.

6. Assine um contrato

Enfim chegou a hora de assinar o contrário. Dos proprietários mais rígidos aos proprietários mais tranquilos a regra é uma só: toda negociação deve estar documentada e assinada.

Seu contrato deve conter: preço do aluguel, tempo de vigência, garantia, penalidades em casos de conflitos e inadimplência, incluindo multas de rescisão. Na dúvida, consulte um advogado.

7. Cuide da manutenção

Se a sua locação for anual ou se for uma locação de temporada, essa dica deve ser levada a sério: separe um pouco do dinheiro para fazer possíveis manutenções e reformas em seu imóvel. Desta forma ele estará sempre em perfeitas condições para o próximo inquilino.

Quer saber mais? Confira tendências do mercado imobiliário para 2022. Conheça também o Link Água Verde, a primeira Smart Home de Curitiba.

Conteúdos relacionados

    | 23.07.2021

    Como inovar na decoração da sua casa

    O ato de decorar um ambiente está ligado à sua personalidade. Sua casa pode ter uma decoração mais clássica, moderna ou divertida. Hoje, no entanto, vamos dar algumas dicas para você inovar na decoração da sua casa. Ou seja, esqueça os ambientes mais tradicionais e pense fora da caixa. Em síntese, quando falamos “inovação” estamos […]

    + Leia Mais
    | 20.07.2021
    Dicas para comprar seu primeiro imóvel

    Dicas para comprar seu primeiro imóvel

    Quando decidimos comprar nosso primeiro imóvel ocorrem muitas dúvidas. Em qual bairro investir? O que levar em consideração na hora de escolher o empreendimento? São várias as dúvidas que podemos ter. Entendemos que essa é a dificuldade é bem comum. Por isso a Winner Incorporadora separou algumas dicas para você comprar seu primeiro imóvel. Dicas […]

    + Leia Mais
    | 15.07.2021

    Conheça o Água Verde

    Com cerca de 15 mil habitantes o Água Verde é um dos bairros mais nobres de Curitiba. Localizado entre o Batel, Rebouças, Centro e Portão o Água Verde possui diversas opções culturais, gastronômicas e excelentes serviços. O bairro contempla todas as necessidades básicas das pessoas, possuindo supermercados, farmácias e hospitais. A região ainda possui uma […]

    + Leia Mais

Financiamento

Adquira um imóvel que cabe no seu bolso. SIMULE