Como funcionam os apartamentos inteligentes?
Nossa rotina está cada vez mais agitada. Além da correria diária estamos buscando cada vez mais conforto ou formas de facilitar algumas tarefas. Por isso a tecnologia está fazendo com que as casas fiquem cada vez mais tecnológicas. Mas afinal, como funcionam os apartamentos inteligentes?
Automatizar funções que dependiam totalmente de alguém é uma tendência que chegou para ficar. Através de algumas ferramentas é possível trancar a casa, controlar a iluminação, fechar ou abrir persianas, programar o ar condicionado, cuidar da segurança e até mesmo se divertir.
A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things)
Há 20 anos para acessar a internet era necessário um computador. Há 10 anos, os celulares já estavam acessando a rede. Atualmente temos televisões, robôs aspiradores, geladeiras, ar condicionado, assistentes de voz e várias outras coisas que estão conectadas.
Quando combinamos isso com outros fatores tecnológicos como Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning, a Internet das Coisas permite mais conexões e automatizações. Hoje já é possível pegar uma receita ou tirar uma dúvida de geografia fazendo perguntas para uma assistente virtual.
Vamos pensar nisso de forma prática, com soluções para sua casa. Imagine que você já deitou e percebeu que esqueceu uma das luzes acesas. Com a automação residencial é possível desligar a lâmpada sem se levantar. Ou ainda, vamos imaginar que você deseja alugar seu apartamento por AirBnB mas não tem possibilidades de ir até o local levar a chave. Você pode trocar a senha da fechadura eletrônica e receber seu hóspede a distância.
Usos e tecnologias dos apartamentos inteligentes
Apartamentos inteligentes ou Smart Home é, basicamente, uma casa preparada para receber a Internet das Coisas. O que antes eram cenas futuristas hoje é uma realidade. Você pode controlar a iluminação sem estar no ambiente ou programar a temperatura do ar através de aplicativos de celular.
Outro ponto importante de Smarts Home é a segurança. É possível acessar um sistema de monitoramento de câmeras remotamente, controlar acessos da casa analisando o histórico da fechadura eletrônica ou ainda utilizar sistemas que simulam a presença de pessoas em um local, fazendo com que se ligue e desligue luzes e equipamentos eletrônicos.
Além de tudo isso uma das coisas mais legais de uma Smart Home são as opções de entretenimento. É possível ouvir música escolhendo a playlist por comandos de voz ou ainda se divertir ouvindo áudio books e brincar de jogos de perguntas e respostas a qualquer momento.
Quer morar uma Smart Home? Dá uma olhada no Link Água Verde! Muitas dessas funcionalidades estarão disponíveis nesse empreendimento da Winner Incorporadora. Veja também dicas de decoração para apartamentos pequenos.